Parques estaduais abertos para pesquisadores

Parque Estadual Serra de Jaraguá

Destina-se a preservar as nascentes, os mananciais, a flora, a fauna, as belezas naturais e do controle da ocupação do solo na região. O objetivo do parque é conciliar a proteção ambiental e o estudo para fins científico, técnico, social e educacional.

Municípios: Jaraguá e São Francisco de Goiás.

Área: 2.838,67 ha.

Parque Estadual de Paraúna

Foi criado com o propósito de preservar dois dos monumentos geológicos encontrados na região: a Serra das Galés, na área leste do Parque; e a Serra da Portaria, na área oeste. Os monumentos fazem parte da história da população da região de Paraúna, além de ser um forte atrativo turístico da região.

Município: Paraúna.

Área: 3.346,264 ha.

Parque Estadual do Araguaia

Destinado à preservação das nascentes, da flora, da fauna, das belezas naturais e do uso controlado da ocupação do solo da região. O parque concilia a proteção da fauna e da flora para fins científicos e econômicos.

Município: São Miguel do Araguaia.

Área: 4.611,80 ha.

Parque Estadual Serra Dourada

É o segundo maior parque sob administração estadual. Possui muitos atrativos e pontos de encantos naturais como: belas cachoeiras, afloramentos rochosos e diversidade vegetal e animal. É um dos mais importantes patrimônios ecológicos do Estado de Goiás.

Municípios: Goiás, Mossâmedes e Buriti de Goiás.

Área: 28.742,27 ha.

Parque Estadual da Mata Atlântica

O parque é reconhecidamente um dos ecossistemas mais degradados, uma vez que a história de apropriação de seus recursos naturais se confunde com a própria história de formação do Brasil, há mais de 500 anos. Destina-se a pesquisa científica. A considerável riqueza desse bioma pode ser exemplificada pela biodiversidade de plantas lenhosas, sendo a segunda maior do planeta. O Parque Estadual é uma iniciativa para preservação dos remanescentes florestais de Mata Atlântica no Estado de Goiás.

Município: Água Limpa.

Área: 938,35 ha.

Parque Estadual do Descoberto

Destina-se a preservar as nascentes e seus mananciais. Com inúmeras belezas naturais, o parque tem como objetivo controlar a ocupação do solo na região, podendo conciliar a proteção da fauna e da flora para fins científicos, técnicos, sociais e educacionais.

Município: Águas Lindas.

Área: 1.935,60 ha.