Comando Ambiental

A participação da Polícia Militar do Estado de Goiás na proteção ambiental se iniciou a partir do trágico acidente ocorrido em Goiânia em 1987, com o Césio 137. Após o acidente, a Polícia Militar direcionou um grupo de policiais e bombeiros militares para efetuar o isolamento das áreas afetadas. Com a criação do Depósito de Rejeitos Radioativos (DRR), no município de Abadia de Goiás, foi criada na estrutura da Polícia Militar, a Companhia Independente de Policiamento Especial (CIPOLES), com o a finalidade de realizar a vigilância do DRR.

O Comando de Policiamento Ambiental (CPA) foi instaurado por meio da Portaria nº 982, de 11 de novembro de 2010, tornando-se o responsável pelo planejamento das atividades em defesa do meio ambiente no Estado de Goiás. Possui unidades subordinadas entre elas, o 1º Batalhão PM Ambiental – sediado em Abadia de Goiás; 1ª CIPMA, com sede em Aruanã-GO; e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que funciona junto com a CPA, em Goianápolis-GO.

Batalhão Ambiental

O 1º Batalhão PM Ambiental possui em sua estrutura quatro Companhias:

  • 1ª Cia/Operacional – Abadia de Goiás: responsável pela área de Goiânia e seu entorno até 100km, na Mesorregião Centro-Oeste.
  • 2ª Cia/Opercional – Rio Verde: responsável pela Mesorregião Sudeste.
  • 3ª Cia/Operacional – Caldas Novas: responsável pela Mesorregião Sul.
  • 4ª Cia/Operacional – Goianésia: responsável pela Mesorregião Nordeste.

Núcleo de Educação Ambiental – NEA

A 1ª CIPMA atua em toda extensão da Bacia do Araguaia e municípios banhados pelo Rio Araguaia, que atravessa também os estados do MT,MS,TO e PA. Possui em sua estrutura dois Pelotões:

  • 1º Pelotão – Aruanã
  • 2º Pelotão – Firminópolis

Projeto Guardião Ambiental Mirim

O Projeto Guardião Ambiental Mirim é um projeto da Polícia Militar do Estado de Goiás implantado pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPA). Oferece às crianças e aos adolescentes 50 horas de aulas teóricas e práticas sobre preservação e conservação do meio ambiente.

A Educação Ambiental é trabalhada com turmas compostas por 32 alunos, entre as faixas etárias de 8 a 12 anos que tenham alcançado a média escolar 6, frequência regular, e que tenham bom comportamento, incentivando outros alunos.

Atualmente existem turmas em Abadia de Goiás, São Simão, Trindade, Abadiânia, Rio Quente e Alto Paraíso. Para 2018 estão previstas mais turmas nos municípios de Anápolis, Goianápolis, Teresópolis, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itauçú, Córrego do Ouro e Nova Veneza.