Educação Ambiental

A SECIMA trabalha com projetos de conscientização ambiental para os alunos da educação infantil e do ensino fundamental, médio e superior, através de palestras, visitas guiadas e oficinas.

Oficinas

As oficinas promovidas pela SECIMA são realizadas em escolas e espaços culturais, conforme solicitação. Tem duração de 4h a 8h, dependendo da disponibilidade dos alunos e do espaço cedido. Nas escolas, qualquer aluno, à partir de 7 anos, pode participar. Quando as oficinas acontecem em outro espaço, interessados em produção de vídeo ambiental também podem participar. A divulgação é feita no local, onde constam: o endereço, os horários e como se inscrever.

Vídeo Ambiental

Esta oficina tem como objetivo estimular estudantes, professores, jovens e demais membros da comunidade a ingressarem no universo da vídeo produção. Aprende-se os primeiros passos e ferramentas para criação de vídeo digital.

Teatro Ambiental

Nesta oficina os alunos aprendem a construir uma estrutura física do espetáculo desde o cenário, figurinos até adereços, com materiais reciclados, enquanto os conceitos ecológicos são trabalhados. Essa é uma oportunidade para alunos dos colégios estaduais de praticar os conceitos apreendidos em disciplinas de encenação, interpretação, improvisação, montagem, luz, som, elementos do espetáculo e de teatro. Desta forma os estudantes estão aptos a realizar a apresentação de seus trabalhos, além de colaborar na transmissão de conhecimento para a formação de uma sociedade sustentável.

Papel Reciclável

O artesanato em papel reciclável, além de ser um importante instrumento de conscientização e cidadania, é um meio de descontração e lazer. A oficina, tradicionalmente realizada pela OVG, aborda desde noções básicas até técnicas mais avançadas e modernas sobre a arte do artesanato em papel. O material utilizado é de custo quase nulo. Os materiais usados são recolhidos pelos alunos na escola, nas ruas e em sua própria residência. Papéis que seriam jogados no lixo ou descartados na natureza, além de flores, folhas e fibras, servem à confecção de caixinhas, cartões, envelopes, convites, porta-cartões, porta-canetas, porta-jóias, porta vinho, agendas e outros objetos.

Palestras Ambientais

Umas das estratégias de ação ambiental da SECIMA é a realização de palestras, formação de professores, multiplicadores, workshops, minicursos e conscientização ambiental em universidades, escolas, comunidade e outras instituições. Os trabalhos são voltados à educação ambiental.

Para fins didáticos, é utilizada a divisão do público por nível de ensino segmentado. Divide-se em educação infantil, fundamental I e II, ensino médio, superior e técnico.

Entre as abordagens direcionadas, trabalha-se a questão da transversalidade abordando em sala de aula as temáticas ambientais.

Temas das Palestras:

  • Resíduos Sólidos
  • Água, Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas
  • Código Florestal
  • Política Nacional de Meio Ambiente
  • Avaliação de Impactos Ambientais
  • Unidades de Conservação e Biodiversidade

Educação Ambiental Segmentada

A partir das diretrizes da legislação vigente, dividimos os seguintes conteúdos didático-pedagógicos por níveis de ensino escolar:

  • EDUCAÇÃO INFANTIL

    Aprende-se a conhecer as cores das lixeiras, os lixões, as diferenças entre lixo sujo e lixo limpo e resíduos orgânicos. A educação ambiental é estruturada por meio de brincadeiras, palestras e ambientes audiovisuais.

  • ENSINO FUNDAMENTAL I

    Aprende-se a conhecer as cores das lixeiras, lixões, aterros controlados e sanitários, lixo sujo e lixo limpo, resíduos orgânicos e inorgânicos, e outros conceitos sobre o meio ambiente. A estratégia didática é realizada por meio de dinâmicas, brincadeiras, palestras e ambientes audiovisual, de acordo com as faixas etárias.

  • ENSINO FUNDAMENTAL II

    São ensinados conceitos sobre meio ambiente, degradação e poluição, macro e micro vetores, resíduos sólidos, legislação ambiental, diferença entre lixões, aterros controlados e aterros sanitários, processo acelerado de industrialização, geopolítica ambiental, ciclo da água, APPs, assoreamentos, reflorestamentos, pesca, bacias hidrográficas, coleta seletiva, e outros conceitos ambientais. A estratégia didática é viabilizada por meio de palestras, workshops e dinâmicas. Faz-se o uso do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente e outros vídeos para cada faixa etária.

  • ENSINO MÉDIO

    Os estudantes aprendem conceitos sobre meio ambiente, degradação e poluição, macro e micro vetores, resíduos sólidos, legislação ambiental, diferenças entre lixões, aterros controlados e aterros sanitários, processo acelerado de industrialização, geopolítica ambiental, ciclo da água, APPs, assoreamentos, reflorestamento, pesca, coleta seletiva, entre outros. A estratégia didática é realizada por meio de dinâmicas, brincadeiras, palestras e ambientes audiovisual, de acordo com as faixas etárias.


Educação Ambiental pela Transversalidade

O Projeto Educação Ambiental pela Transversalidade consiste na abordagem ambiental em diversas áreas de ensino. Neste projeto, cada professor dentro da sua disciplina disciplina, adequa o conteúdo de suas aulas contemplando o tema meio ambiente

As áreas de Ciências Naturais, Ciências Humanas e Geografia, por exemplo, podem contribuir para que os alunos tenham uma visão mais integrada do ambiente em que vivem. Em disciplinas como Educação Física, o estudante e o professor trabalham a relação do corpo com ambiente e suas sensações. Na Arte, os alunos aprendem a pensar a relação entre o indivíduo e o espaço.

Visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto

A SECIMA leva os alunos das escolas públicas estaduais para uma visitação às estações de tratamento de água e esgoto de Goiânia.

Visitas aos Parques

A SECIMA leva os alunos das escolas públicas para visitação aos parques estaduais.